Orientadores
ALEXANRE FONTES PEREIRA
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
2) Processos Industriais
Foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto (janeiro 2013 a julho de 2016), Departamento de Alimentos (Escola de Nutrição). Membro da Comissão de Estágio e do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Ministra disciplinas: Tecnologia de Bebidas, Biotecnologia, Ferramentas da Qualidade na Indústria de Alimentos, Instalações industriais, ministrou disciplinas de Operações unitárias,Tratamento de Resíduos e Projetos Agroindustriais. Linhas de pesquisa: -Biotecnologia e Fermentações Industriais; – Fermentação alcoólica aplicada a bebidas; – Produção e controle de qualidade de bebidas. Produção de Biodiesel com Diferentes Fontes Lipídicas TITULAÇÕES: Graduação (1) Ciência e Tecnologia de Alimentos e Ciência e (2) Tecnologia de Laticínios; Mestre em Ciência e Tecnologia em Alimentos; Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Pós-doutor em Química (Cromatografia a gás, identificação de compostos voláteis). Foi bolsista de pós-doutorado júnior CNPQ no BIOAGRO UFV, análises de voláteis em produtos vegetais por Cromatografia Gasosa com detecção por ionização em chama e espectrometria em massa. Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa 2011, atuando no Laboratório de Bebidas Alcoólicas, Bioprocessos e Biomoléculas. Possui mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal de Viçosa,2007. Possui graduação em Ciência e Tecnologia em Laticínios, UFV, 2003. Possui experiência em Cromatografia Gasosa com detecção por ionização em chama FID, Cromatografia Gasosa Acoplada com Espectrometria de Massa GCMS. Foi professor substituto do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba – MG (2010 e 2011). Núcleo de estudos em Cerveja e Bebidas (extensão), área de bebidas alcoólicas, cachaça de alambique, cerveja e vinho. Tem experiência de três anos em indústria de alimentos. Ministrou aulas nas seguintes disciplinas em cursos de graduação, técnico e Proeja Fic: Processos bioquímicos industriais, Microbiologia de alimentos, Açúcar e Álcool, Bebidas e refrigerantes, Processamento de leite de consumo, Cromatografia Líquida e Gasosa, Tecnologia de Cana-de-açúcar, Gestão da qualidade, Análise sensorial, Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Vegetal, Análise de alimentos,Tratamento de águas residuárias, Gestão de Resíduos Agroindustriais, Higiene de Alimentos, Conservação de alimentos, Inspeção Sanitária de Leites e Derivados, Processos de Fabricação e Controle Estatístico da Qualidade.
Contato: alexandre.pereira@ufv.br
ALISSON CARRARO BORGES
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
2) Processos Industriais
Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento (USP) com estágio pós-doutoral na Universidade de Londres. É Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa (UFV), tutor do programa PET/SESu/MEC, pesquisador Mineiro (PPM/FAPEMIG) e coordenador do Laboratório da Qualidade Ambiental (lqa.ufv.br). Tem interesse em tópicos vinculados à Qualidade Ambiental, Tratamento de Resíduos e Recuperação de Recursos.
Contato: borges@ufv.br
ANDRE GUSTAVO SATO
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
2) Processos Industriais
Possui Graduação em Engenharia de Materiais pela UFSCar (2001), Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar (2005), Doutorado em Engenharia Química pela UFSCar (2012) e Pós Doutorado (2012-2013) pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC – USP). É Professor Adjunto do Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atualmente coordena o curso de graduação em Engenharia Química. Tem experiência na caracterização de materiais através de técnicas avançadas tais como: Espectroscopia de Fotoelétrons Excitados por Raios X (XPS), Espectroscopia de Absorção de Raios X (XAS) e Espectroscopia na região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FT-IR), em experimentos de catálise heterogênea in situ, reforma e desidrogenação do etanol e alcoolquímica. Tem trabalhos e pesquisa com sistemas integrados de geração instantânea de hidrogênio acoplados em células a combustível. Desenvolve trabalhos na área de desidrogenação, desidratação e oxidação parcial de terpenos em catálise heterogênea.
Contato: agsato@ufv.br
ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA SIQUEIRA
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Processos Industriais
Projetos: Simulação e dimensionamento de centrais heliotérmicas para geração de potência (Concentrating Solar Power – CSP) technologies: parabolic trough solar power plant system; Power tower systems. Simulação e dimensionamento de equipamentos para secagem de lodo e outras lamas. Métodos numéricos aplicados a Transferência de Calor e Transferência de Massa. Estudos na área de ensino-aprendizagem em Engenharia. Análise energética e exergética aplicada a processos industriais. Utilização de ferramentas computacionais para o apoio a tomada de decisão em Engenharia de Processos: Visual Basic, COMSOL Multiphysics 4.4, Transient System Simulation Tool – TRNSYS v.17, RETSCREEN Internacional, System Advisor Model – SAM.
Contato: antonio.siqueira@ufv.br
DEUSANILDE DE JESUS SILVA
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
2) Processos Industriais
Projetos: Atuação em projetos novos e existentes em segmentos industriais que utilizam matérias-primas e produtos de fontes renováveis, especialmente, naqueles em que a biomassa é a base da cadeia produtiva. Desenvolvimento de projetos no setor de celulose e papel, como: qualidade da matéria-prima para produção de pasta celulósica; b) estudos de parâmetros de processo das etapas de polpação, de pré-O2 e de branqueamento e seu efeito na qualidade da pasta celulósica para produção de papéis de imprimir & escrever e tissue; c) aditivos de processo para aumento de rendimento e melhoria da qualidade de produto; d) desenvolvimento de produtos para controle incrustações orgânicas, e e) desenvolvimento e aplicação de aditivos para melhoria da resistência a seco do papel. . Desenvolvimento de projetos em nanotecnologia e biorrefinaria: a) estudos sobre adsorção de aditivos em interfaces sólido-líquido utilizando técnicas nanométricas para aumento da resistência do papel; b) isolamento e caracterização de nanocristais de celulose de diferentes biomassas; c) utilização de nanocristais de celulose em associação com polieletrólitos de fontes renováveis para aumento da resistência do papel; d) produção de complexos de polieletrólitos para aumento da resistência do papel; e) desenvolvimento de compósitos de fontes renováveis; f) metodologias de secagem de nanocristais de celulose e seu efeito na morfologia e nas dimensões desses bionanomateriais, e g) metodologias para quantificação das frações de bio-óleos provenientes da pirólise lenta de biomassas.
Contato: deusanilde@ufv.br
FABIO DE ÁVILA RODRIGUES
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
2) Processos Industriais
Projetos: O laboratório de Simulação, Projetos e Catálise (LaSiP) realiza projetos na área de transformação de derivados da biomassa (celulose, hemicelulose) em produtos químicos renováveis (5-hidroximetilfurfural, furfural etc). Desenvolvimento de diagramas de processo (PFD) e estuda-se a viabilidade técnica e econômica através de softwares comerciais (ASPEN PLUS, UNISIM DESIGN R410). Além disso conta com a área de modelagem, simulação, análise e síntese de processos quimicos. O laboratório realiza algumas pesquisas com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) relacionadas com a aplicação do nióbio para catalisar reações da biomassa e com a empresa Haskell Cosméticos na área de otimização.
Contato: fabio.rodrigues@ufv.br
JANE SÉLIA DOS REIS COIMBRA
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
Projetos: Aproveitamento de resíduos agro-alimentares: separação de compostos de origem biológica (proteínas, lipídios e carboidratos) e sua valorização. Obs.: valorização/valoração por meio da obtenção de biocompostos com alto valor agregado e produção de nano-estruturas contendo estes mesmos biocompostos (proteínas, lipídios e carboidratos).
Contato: jcoimbra@ufv.br
MARCIO ARÊDES MARTINS
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Processos Industriais
Eng. Químico, Ms. Eng. Química, Dr. Eng. Mecânica. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa.
Projetos: Atua como pesquisador na área de Engenharia Térmica e Biocombustíveis, com ênfase em modelagem computacional CFD de processos industriais, produção e caracterização de óleos vegetais e biodiesel, incluindo o desenvolvimento e otimização de processos industriais de produção e separação. Atua ainda na área de desenvolvimento de sistemas térmicos, incluindo o desenvolvimentos de fornos industriais, sistemas de recuperação de calor e resfriamento. Atua em estreita parceria com o setor privado, com financiamento de projetos de desenvolvimento tecnológico de processos junto a Petrobrás, Gerdau, Vallourec e ArcelorMittal.
Contato: aredes@ufv.br
MARCIO JOSE DA SILVA
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
Projetos: Desenvolvimentos de processos catalíticos homogêneos e heterogêneos para transformação de derivados de biomassa (celulose, óleos vegetais, monoterpenos) em produtos de química e ou combustíveis de origem renovável. Processos são realizados em escala de bancada, em batelada, com catalisadores comerciais ou sintetizados no Grupo de Catalise. Catalisadores e produtos são sintetizados e caracterizados por técnicas de espectroscopia de publicado RMN, IV, CG-EM, análise térmica e dessorção de gases no Laboratório de Catalise. Estudos cinéticos e termodinamicos sao realizados monitorando as reações por técnicas de cromatografia gasosa (CG) e liquida de alta performance (HPLC). Resultados são divulgados em Congressos Nacionais e Internacionais de Catálise e publicados em periódicos da Área.
Contato: silvamj2003@ufv.br
REINALDO FRANCISCO TEÓFILO
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
Projetos: Monitoramento multivariado de processos químicos. Processos oxidativos avançados (POA). Desenho de reatores para POA. Análise de dados multivariados. Programação em Matlab Desenvolvimento e aplicações de métodos quimiométricos. Química analítica tais como cromatografia líquida; gasosa; espetroscopia eletrônica molecular e espectroscopia vibracional. Conversão de biomassa lignocelulósica em insumos de interesse industrial empregando catalisadores heterogêneos. Análise e caracterização de componentes da biomassa lignocelulósica.
Contato: rteofilo@ufv.br
REJANE DE CASTRO SANTANA
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
Projetos: emulsões, cristais líquidos, biopolímeros e surfactantes, óleo de microalga, microestrutura e reologia.
Contato: rejane.santana@ufv.br
RENATA PEREIRA LOPES MOREIRA
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
Projetos: Degradação de poluentes emergentes por: Processos oxidativos avançados (POAs); Processos redutivos envolvendo metais de valência zero; Processos redutivos envolvendo nano-redutores bimetálicos. Desenvolvimento e validação de métodos de análise de resíduos de contaminantes em alimentos.
Contato: renata.plopes@ufv.br
RITA DE CÁSSIA SUPERBI DE SOUSA
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
2) Processos Industriais
Projetos: Área de operações unitárias e processos de separação e purificação de proteínas.
Contato: rita.sousa@ufv.br
WAGNER LUIS DA SILVA FARIA
Lattes
Linhas de Pesquisa:
1) Desenvolvimento de Processos e Materiais
2) Processos Industriais
Projetos: Geração de hidrogênio para células a combustível e produção de biodiesel.
Contato: wagner.faria@ufv.br